-
Arquitetos: Collage Architecture Studio
- Área: 465 m²
- Ano: 2021
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse local pitoresco em Srirangapatna, às margens do Kaveri, Índia, é uma extensão idílica com vista para o rio e para os campos ao seu redor. Embora a área do terreno disponível fosse de cerca de 3700 m2, o cliente decidiu construir 'apenas o suficiente' e ter a bela paisagem espalhada ao redor do espaço construído. Nós imaginamos a edificação como quatro planos paralelos posicionados juntos para permitir a formação de um refúgio entre eles; um refúgio que se fundiria perfeitamente com a flora externa e se conectaria com o Kaveri.
Trata-se de uma estrutura de dois pavimentos acessada pelo lado sudoeste, no volume de pé-direito duplo, que flui para as áreas de estar e jantar e posteriormente para os decks externos. O volume se abre para o lado nordeste para trazer luz ambiente e olhar para o rio. As áreas de serviço e banheiros foram planejados na direção sudoeste para bloquear o forte sol do sudoeste.
A escada do térreo leva à área de estar da família, que conecta os dois quartos. Essa área tem vista para o volume de pé-direito duplo abaixo e se estende em direção ao rio como uma varanda. Dos quartos temos pequenos bolsões de varandas internas voltadas para o espaço central e plataformas elevadas voltadas para o rio.
Detalhes interessantes: as claraboias cortando o telhado construído permitem que a luz do sol invada os planos de tijolos paralelos, enquanto a pedra Jaisalmer e os ladrilhos Athangudi conferem uma sensação quente e terrosa. Os corrimãos amarelos fluem e se desdobram de forma bastante visível contra os planos no solo. O teto foi perfurado com aberturas para extrair o ar quente e controlar o microclima.
Paleta de materiais: Materiais quentes e terrosos - tijolo aparente, pedra Jaisalmer, ladrilhos Athangudi, acabamento em concreto aparente e madeira. Os espaços, materiais e detalhes existem em conjunto para formar uma sinergia com a paisagem exuberante e o fluxo do Kaveri.